tutoriais relativos ao jitsi:
alterar o idioma;
alterar o nome de utilizador;
partilhar ecrã;
reduzir à qualidade do vídeo;
criar palavra-passe;

sugestões para a utilização de ferramentas de comunicação síncrona:

  • todos os participantes na conferência devem utilizar uma versão atualizada do google chrome (embora não seja o browser de eleição é, neste momento, aquele que apresenta melhor suporte ao simulcast.);
  • devem utilizar um conjunto de auscultadores/microfone;
  • devem utilizar o vídeo quando estritamente necessário (verificação de presença, por exemplo) e nesse caso reduzir a qualidade do mesmo;

privacidade :

  • relativamente à plataforma implementada na escola as comunicações relativas a cada sala são encriptadas, como tal, só têm acesso ao fluxo de dados vídeo/áudio os participantes na mesma (a utilização de uma palavra-passe será a garantia, para quem cria uma sala, de que apenas as pessoas na sua posse podem lá entrar);
  • para a sua utilização nenhuma informação de caráter pessoal é requerida aos participantes;
  • a utilização do vídeo/áudio deve fazer-se com o cuidado necessário na medida em que poderão estar a divulgar informação que faz parte da vossa vida privada e/ou dos vossos;
  • no final das sessões devem fechar o browser que utilizaram e tapar a webcam;
  • é crime gravar imagens sem consentimento. é crime gravar áudio sem consentimento.

considerações finais :
se bem que as ferramentas de comunicação em tempo real têm o seu espaço na estratégia a implementar no ensino/aprendizagem à distância é absurdo pensar que estas resolverão o problema. a utilização de ferramentas assíncronas tem um papel de maior relevo nesta modalidade de ensino/aprendizagem.
aulas síncronas não é necessariamente vídeo conferência, mas também, áudio conferência ou chat. o equilíbrio entre a funcionalidade, operacionalidade e o garante da privacidade parece-me estar na áudio conferência.
o ensino à distância é mais exigente, quer para professores, quer para alunos. mas não é justificação para a atrocidade que está acontecer.
independentemente das plataformas que venham a ser utilizadas a não observação das sugestões aqui deixadas levará, com muita probabilidade, ao colapso das mesmas e ao gorar das expetativas de alunos e professores.

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